Aposentadoria Londrina – por idade

Aposentadoria londrina por idade é proporcional ao tempo trabalhado. Os trabalhadores brasileiros têm direito a se aposentar por idade a partir de:

  • Homens – 65 anos
  • Mulheres – 60 anos

Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria londrina por idade com 5 anos a menos.

Para solicitar a aposentadoria por idade em londrina, o trabalhador deve estar inscrito na Previdência Social e comprovar 180 contribuições mensais.

Os trabalhadores rurais têm de provar 180 meses de atividade rural.

Aposentadoria Londrina – tempo de contribuição

A aposentadoria londrina por tempo de contribuição pode ser integral ou proporcional.

Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador de deve comprovar pelo menos:

  • Homem – 35 anos de contribuição
  • Mulher – 30 anos

Para requerer a aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.

Os homens podem requerer aposentadoria londrina proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição integral ou proporcional, é necessário também o cumprimento do período de carência. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais.

Aposentadoria Londrina – invalidez

A aposentadoria londrina por invalidez é concedida aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Caso, ao se filiar à Previdência Social, já existir a doença ou lesão, não haverá direito à aposentadoria por invalidez.

Enquanto estiver recebendo a aposentadoria por invalidez, o aposentado deve realizar perícia médica de 2 em 2 anos, se não, o benefício é suspenso.

Caso o aposentado melhore da doença ou recupere a capacidade para trabalhar, o benefício deixa de ser pago.

Para ter direito à aposentadoria londrina por invalidez, o trabalhador tem que contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, no caso de doença.

Se for acidente, esse prazo de carência não é exigido, mas é preciso estar inscrito na Previdência Social. Consulte seu advogado londrina para requerer a sua aposentadoria londrina.

Atuação perante o INSS

Atuamos em Londrina e região: Cambé, Ibiporã, Arapongas, Apucarana e Maringá.